TURNO VESPERTINO
FEIRA DO LIVRO - 2016
CONFABULANDO COM FÁBULAS...
"Os livros não são capazes de mudar o mundo. Quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam pessoas."
Esse evento teve como objetivo principal despertar o interesse e o gosto pela leitura, fazendo com que os educandos busquem cada vez mais, leituras variadas, ampliando inclusive a leitura do mundo!
Produção literária e artística da turma B2 - Profª Valdete |
Produção da turma A - Profª Antonieta |
Veja mais aqui
Oh! Bendito o que semeia
Livros à mão cheia
E manda o povo pensar!
O livro, caindo n'alma
É germe – que faz a palma,
É chuva – que faz o mar!
Livros à mão cheia
E manda o povo pensar!
O livro, caindo n'alma
É germe – que faz a palma,
É chuva – que faz o mar!
Castro Alves
CONFABULANDO COM FÁBULAS...
Turma
C – Vespertino - 2016
As fábulas são pequenas
histórias que transmitem uma lição de moral. As personagens das fábulas são
geralmente animais, que representam tipos humanos, como o egoísta, o ingênuo, o
espertalhão, o vaidoso, o mentiroso, etc.
A fábula é uma das mais
antigas formas de narrativa. Muitos escritores dedicaram-se às fábulas, mas um
ficou mundialmente famoso: o grego Esopo.
Os alunos do Agrupamento C
da Escola Municipal Jarbas Jayme leram no decorrer do ano várias tipologias
textuais, dentre elas as fábulas de Esopo.
Eles se interessaram muito
pelas histórias lidas e ouvidas, surgindo a ideia para elaboração do livro “Confabulando com Fábulas”. Para compor
esse livro, várias fábulas de Esopo foram lidas, estudadas e reescritas com as
palavras deles.
As fábulas contidas nesse
livro foram reescritas e ilustradas por essas crianças. Posteriormente foi
exposta na Feira do Livro.
Professora Andreia
Batista
PÉ
DE POESIA - 2016
“Poesia é
brincar com palavras
como se brinca com bola, papagaio,
pião...”
José Paulo Paes
A poesia é o texto escrito ou falado, que
apresenta ritmos e rimas. É um tipo de texto que atrai muito as crianças, pois
os criados para as mesmas apresentam um caráter lúdico que ajudam na elaboração
e orientação didática da sala de aula.
Essa tipologia textual foi contemplada em
atividades na Turma C, no decorrer de todo o ano. Pois a poesia mexe com o
imaginário da criança, levando-a a expressar desejos, sentimentos, descobrindo
que se pode brincar com as palavras.
A culminância de uma das atividades foram os
poemas elaborados pelas crianças, em duplas, para a montagem do Pé de Poesia.
Professora Andreia Batista
PAINEL
ARTÍSTICO - 2016
Os alunos da Turma C estudaram um pouco da
arte de Romero Britto. Pintor, escultor, serígrafo e artista plástico
brasileiro, consagrado no mundo inteiro pela sua arte pop. Ele nasceu no
Recife, Pernambuco. Aos 14 anos fez sua primeira exibição pública e vendeu seu
primeiro quadro à Organização dos Estados Americanos. A sua arte é tão completa
que ele foi considerado como embaixador das artes no Estado da Flórida.
Como culminância do trabalho realizado as
crianças fizeram a releitura de trabalhos desse artista, que simbolizam o
Natal, e as expuseram na Mostra do Livro.
Professora Andreia
Temos aqui postagens de 2013...
CANTINHO DA LEITURA - TURMA A1 - 2013
LIVRO: A LINDA ROSA JUVENIL
CANTINHO DA LEITURA |
PARTICIPAÇÃO DOS EDUCANDOS |
A ESCUTA DOS EDUCANDOS |
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA |
INTERPRETAÇÃO: A LINDA ROSA JUVENIL |
A Linda Rosa Juvenil
A linda rosa
juvenil, juvenil, juvenil
A linda rosa juvenil, juvenil
Vivia alegre em seu lar, em seu lar, em seu lar
Vivia alegre em seu lar, em seu lar
E um dia veio uma bruxa má, muito má, muito má
Um dia veio uma bruxa má, muito má
Que adormeceu a rosa assim, bem assim, bem assim
que adormeceu a rosa assim, bem assim
E o tempo passou a correr, a correr, a correr
E o tempo passou a correr, a correr
E o mato cresceu ao redor, ao redor, ao redor
E o mato cresceu ao redor, ao redor
E um dia veio um belo rei, belo rei, belo rei
E um dia veio um belo rei, belo rei
Que despertou a rosa assim, bem assim, bem assim
que despertou a rosa assim, bem assim
Batemos palmas para o rei, para o rei, para o rei
batemos palmas para o rei, para o rei
A linda rosa juvenil, juvenil
Vivia alegre em seu lar, em seu lar, em seu lar
Vivia alegre em seu lar, em seu lar
E um dia veio uma bruxa má, muito má, muito má
Um dia veio uma bruxa má, muito má
Que adormeceu a rosa assim, bem assim, bem assim
que adormeceu a rosa assim, bem assim
E o tempo passou a correr, a correr, a correr
E o tempo passou a correr, a correr
E o mato cresceu ao redor, ao redor, ao redor
E o mato cresceu ao redor, ao redor
E um dia veio um belo rei, belo rei, belo rei
E um dia veio um belo rei, belo rei
Que despertou a rosa assim, bem assim, bem assim
que despertou a rosa assim, bem assim
Batemos palmas para o rei, para o rei, para o rei
batemos palmas para o rei, para o rei
SEXTA-FEIRA: OFICINAS PEDAGÓGICAS
OFICINA DE MASSINHA
PROFESSORA VALDETE - A1
OFICINAS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E REPRODUÇÃO COM MASSINHA |
ALUNA ENCERRANDO A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: MARIA VAI COM AS OUTRAS |
OFICINA DE FILMES
PROFESSORA GERCIARA - B1
FILME: EM BUSCA DO VALE ENCANTADO REPRODUÇÃO ORAL E MENSAGEM DO FILME |
OFICINAS DE PANDORGA
PROFESSORA EDINA - B2
CONFECÇÃO DE PANDORGA COM O(A)S EDUCANDO(A)S |
OFICINA DE PINTURAS
PROFESSORA MARIA OLÍVIA - C1